MicroVida

SOLUÇÕES ECOLÓGICAS
pela REGENERAÇÃO do ECOSSISTEMA
O que é o EM?

E.M.™ é a designação internacional para Effective Microrganisms; Microrganismos Eficazes em português. E.M.™ é uma tecnologia probiótica e natural desenvolvida em 1982 no Japão, pelo agrónomo Dr. Teruo Higa, com a intenção inicial de criar uma alternativa natural para os fertilizantes sintéticos e pesticidas. Trata-se de um preparado natural, composto por mais de 80 microrganismos que aceleram a decomposição natural de matérias orgânicas e promovem o equilíbrio da flora microbiana. Os microrganismos contidos no EM são benéficos e altamente eficientes; não são nocivos, nem patogénicos, nem geneticamente modificados, nem quimicamente sintetizados. É um líquido que contem vários grupos de microrganismos com funções diferentes, entre as quais podemos citar bactérias ácido lácticas, leveduras, actinomicetos, fungos filamentosos e bactérias fotossintéticas que, através de mecanismos especiais, coexistem dentro de um mesmo meio líquido. As enzimas, as substâncias bioativas, os aminoácidos, os ácidos nucleicos, etc. produzidos pelas diversas espécies de microrganismos, exercem, direta ou indiretamente, influência benéfica no crescimento das plantas. Estes grupos de microrganismos que constituem o EM circulam livres na natureza. Muitos deles são também usados na produção de pão e queijo. O que torna o EM extraordinário é a interacção das 80 tribos de bactérias. No EM existem tanto microrganismos aeróbios como anaeróbios que coexistem numa simbiose equilibrada e que produzem um efeito altamente antioxidante e regenerativo. Esta é a grande diferença em comparação com outros preparados microbianos.

Para encomendas ou informações:
microrganismoeficaz@gmail.com
(+351) 913 571 763 / (+351) 926 425 921

Como actua o EM?

Primeiro importa entender que os microrganismos podem ser divididos em três agrupamentos principais:

  1. Os microorganismos regenerativos, fermentativos. Os seus produtos metabólicos são anti-oxidantes, os quais são a base da saúde do solo, das águas, das plantas e dos seres humanos.
  2. Os microorganismos degenerativos. Os seus produtos metabólicos são oxidantes, responsáveis pela podridão e decomposição. Nestes processos surgem muitos radicais livres, causadores de doenças.
  3. Os microorganismos neutros são o maior agrupamento. Estes são oportunistas, «follow the leader».  As vezes tornam-se regenerativos, outras vezes degenerativos, dependendo do predomínio entre os dois primeiros agrupamentos.

O efeito do EM está baseado em quatro princípios principais:

  1. Dominância. Os microorganismos eficazes são benéficos, promovem a vitalidade e possuem características dominantes. Com a ajuda do EM é possível travar um ambiente com predominância degenerativa, que acontece com demasiado frequência, e gerar um ambiente regenerativo, positivo para a saúde. No EM encontramos uma combinação única de microorganismos benéficos que conseguem de forma eficaz inibir os microrganismos degenerativos e atrair os oportunistas a criar o efeito de regeneração.
  2. Fermentação. As matérias orgânicas fermentadas possuem mais valor em comparação com as matérias-primas antes da fermentação. A fermentação descreve um processo onde os nutrientes principais ficam acessíveis e onde substancias úteis e bioactivas podem nascer. Além disso são produzidas valiosas vitaminas, antioxidantes e enzimas.
  3. Anti-oxidação. O EM, sendo composto de microrganismos construtivos e regenerativos, produzem no metabolismo anti-oxidantes. Estes anti-oxidantes retardam os processos de doença ou enferrujamento de materiais devido a oxidação excessiva.
  4. Ressonância. Através de processos metabólicos e de oscilações de ressonância, o EM cria um ambiente que aumenta a realização de processos regenerativos. As informações positivas emitidas pelo EM intervêm nos processos vitais e à volta deles transformando-os aos poucos em portadores de energia harmoniosa com a mesma oscilação. Assim o EM estimula nos seus arredores forças positivas e favorecem o crescimento e desenvolvimento em muitas áreas.

Para mais informações, por favor consultem EMRO.