Mundo Minga

Da Minga ao Movimento Cooperativo | De Montemor-o-Novo ao Mundo

Movimento cooperativo

Cooperativas em Rojava

Cooperativas em Rojava

O nosso cooperador António Orvalho traduziu um texto sobre o trabalho das cooperativas (sobretudo agrícolas, mas também de outras áreas) no Norte e no Leste da Síria (Rojava). Este texto foi traduzido e publicado com o objectivo de dar visibilidade solidária para com o projecto de construção da Região Autónoma do Norte e Este da Síria (AANES), região também chamada de ROJAVA (que significa OESTE em curdo kurmanji – Curdistão Oeste).

Seminário da RedPES

Seminário da RedPES

A Rede Portuguesa de Economia Solidária organizou, no passado dia 9, um seminário online abordou, de um ponto de vista teórico e prático, conceitos de gestão e produção e a sua possível contribuição para o fortalecimento da economia solidária. Contou com a participação de Jorge Gonçalves, da Cooperativa Minga, que recordou os motivos que levaram um grupo de pessoas em Montemor-O-Novo à sua fundação, em 2015, bem como a opção pelo modelo multi-sectorial e o seu funcionamento.

Cooperativa Minga incuba Loja Nativa em São Luís

Cooperativa Minga incuba Loja Nativa em São Luís

A Cooperativa Minga disponibilizou a sua estrutura legal ao Espaço Nativa em São Luís, ajudando o projecto a dar os seus primeiros passos enquanto não tem estrutura para criarem a sua própria cooperativa. Os dinamizadores do Espaço Nativa estão a criar um espaço integrador que estimula a cooperação, baseando-se em práticas de economia circular, ecológicas e sociais na bio-região de S. Luís, Odemira. Querem oferecer às comunidades de S. Luís opções de consumo e serviços mais locais, orgânicos e justos, através de uma mercearia de produtos a granel, um snack-bar alternativo e um restaurante comunitário.

Alimentar boas práticas

Alimentar boas práticas

Saiu, em formato digital e livre, o livro Alimentar Boas Práticas: da Produção ao Consumo Sustentável, uma publicação do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa. Este livro, coordenado pela Cecília Delgada, surge para responder a muitas ânsias actuais. Documenta 46 iniciativas que oferecem uma visão (não exaustiva e numa exposição leve) das acções, projectos e programas em curso em Portugal. Aqui podem conhecer projectos como o PROVE, a Fruta Feia, Kitchen Dates, a Wakeseed, a HortaFCUL, o Bons Sons, o Terra Jovem e também a Cooperativa Integral Minga. A ler aqui.

Cooperativas integrais e o modelo Minga

Cooperativas integrais e o modelo Minga

No dia 18 de Abril, às 11h, o Jorge Gonçalves apresentou o modelo das cooperativas integrais num live stream.
Partilhou conhecimento e questões teóricas e práticas sobre a criação de cooperativas integrais, enquanto alternativas concretas ao sistema organizativo predominante. Temas abordados foram a economia solidária, decrescimento, como observar um território e sonhar a sua sustentabilidade económica, social e formas de comunicação e envolvimento da comunidade.

É preciso decrescer para viver melhor?

É preciso decrescer para viver melhor?

No dia 8 de Fevereiro a Rede para o Decrescimento veio de visita a Montemor-o-Novo para conhecer as iniciativas e pessoas que trabalham no território. De manhã estivemos no Mercado para nos conhecer a todos. Seguiu-se um almoço KM0 preparado pela Dona Olinda, no Café Tobias. A tarde foi dedicada aos temas do decrescimento e cuidado nas iniciativas locais, com base no trabalho de investigação desenvolvido pela socióloga Graça Rojão.


Tem alguma notícia que pode interessar à Minga? Contacta o Grupo de Comunicação!