Mundo Minga

Da Minga ao Movimento Cooperativo | De Montemor-o-Novo ao Mundo

Agenda (arquivo)

A Minga em Sevilha

A Minga em Sevilha

No dia 26 de Outubro a Telma, a Vanessa e o Gerbert apresentaram a Minga nas Jornadas Nudos, em Sevilha, dedicadas a pensar a arte, a ciência, a tecnologia e a sustentabilidade.

A Minga no São Martinho de Cabrela

A Minga no São Martinho de Cabrela

No Sábado 13 de Novembro a Minga participou numa acçao de sensibilização sobre a Dieta Mediterrânica, organizada pela DIrecção Regional de Agricultura e Pescas, a Associação In Loco e a Junta de Freguesia de Cabrela. Apresentámos a nossa cooperativa e a forma como trabalhamos com os agricultores locais, e conhecemos melhor os vários projectos que trabalham nesta área na região.

Cooperativas integrais e o modelo Minga

Cooperativas integrais e o modelo Minga

No dia 18 de Abril, às 11h, o Jorge Gonçalves apresentou o modelo das cooperativas integrais num live stream.
Partilhou conhecimento e questões teóricas e práticas sobre a criação de cooperativas integrais, enquanto alternativas concretas ao sistema organizativo predominante. Temas abordados foram a economia solidária, decrescimento, como observar um território e sonhar a sua sustentabilidade económica, social e formas de comunicação e envolvimento da comunidade.

Casa Branca, Agora

Casa Branca, Agora

No dia 29 de Fevereiro voltamos a encontrar-nos em Casa Branca com a população e outros interessados, com o intuito de partilhar os vários projetos em curso. Às 17h estão bem-vindos para uma conversa em regime de mesa posta (onde cada um é convidado a levar algo para partilhar), na Associação Cultural Recreativa e Desportiva de Casa Branca. Este encontro pretende promover a troca de opiniões com todos os presentes na fundamentação das ideias e planos em curso.

É preciso decrescer para viver melhor?

É preciso decrescer para viver melhor?

No dia 8 de Fevereiro a Rede para o Decrescimento veio de visita a Montemor-o-Novo para conhecer as iniciativas e pessoas que trabalham no território. De manhã estivemos no Mercado para nos conhecer a todos. Seguiu-se um almoço KM0 preparado pela Dona Olinda, no Café Tobias. A tarde foi dedicada aos temas do decrescimento e cuidado nas iniciativas locais, com base no trabalho de investigação desenvolvido pela socióloga Graça Rojão.

1001 Margaraças

1001 Margaraças

No dia 20 de Março, na véspera do dia mundial da Árvore, a Minga e a Oficinas do Convento apresentam os primeiros dois episódios do projecto 1001 Margaraças, uma viagem filmada pela floresta autóctone realizada por Pedro Lérias e Paulo Martinho. O projecto vem dar a conhecer a realidade da floresta autóctone portuguesa e os projectos que estão a implementar respostas reais às ameaças que a afligem. Às 21h30, o Convento de S. Francisco.

Conversa sobre compras com embalagens reutilizadas

Conversa sobre compras com embalagens reutilizadas

Na Minga estamos a experimentar uma forma de fazer compras que resulte em menos lixo lá em casa. Estamos também a experimentar uma forma de reduzir os custos de compra das embalagens para os cooperantes que fazem transformados. No dia 9 de Março a nossa cooperadora Ana Mendes vem partilhar o que aprendeu com as experiências feitas e conversar sobre o que podemos fazer mais.

Lançamento do Almanaque Agroflorestal Plantei.eu

Lançamento do Almanaque Agroflorestal Plantei.eu

Na próxima sexta-feira 31 de Janeiro vamos lançar o almanaque florestal Plantei.eu. O foco deste almanaque é a criação e conservação de zonas de floresta autóctone, a recuperação de paisagens e ecossistemas e a produção alimentar em ambientes ricos em vida. O programa inclui uma conversa sobre o solo e a apresentação de uma exposição de aguarela de Miguel Schreck, que ilustrou este almanaque. Tudo seguido de jantar pela Cantina do Mambo. Nas Oficinas do Convento, às 18h30


Tem alguma notícia que pode interessar à Minga? Contacta o Grupo de Comunicação!